A Budweiser vai chamar-se 'America'. Ou talvez não...
Há uma competição feroz no mercado da cerveja nos Estados Unidos e a Budweiser está a fazer o seu jogo, apelando ao patriotismo dos americanos.
A Budweiser decidiu mudar temporariamente o seu nome para ‘America’. Para ser mais exacto, é apenas a imagem e não o nome da cerveja que vai mudar.
Esta alteração foi inspirada pelas eleições presidenciais nos Estados Unidos, por isso tudo indica que será revertida após as eleições de Novembro.
A marca, que se auto-intitula ‘rei das cervejas’, achou que a escolha do nome era uma espécie de “dever patriótico” e para justificar a escolha, um dos responsáveis referiu:
“pensámos que nada era mais icónico do que a Budweiser e nada era mais icónico do que a América”
Como é normal quando existem campanhas deste género destas marcas gigantes, muita pessoas ficaram incomodadas e até irritadas com o “abuso” na escolha deste nome.
A verdade é que é uma mudança temporária de imagem, não é uma mudança de marca. Também não é a primeira vez que a Budweiser usa o patriotismo para ajudar as suas cervejas.
O irónico disto tudo, é que tecnicamente a Budweiser nem é americana. A detentora da marca - a Anheuser-Busch - foi comprada em 2008 pela InBev, que tem origens na Bélgica e Brasil.
Resta referir que a Budweiser continuará a ter o mesmo sabor. Infelizmente, digo eu…