A primeira canalização de cerveja numa cidade já funciona
A obra de construção da canalização de cerveja em Bruges, anunciada em 2014, já foi concluída e já permite o transporte de cerveja.
A obra de construção da canalização de cerveja em Bruges, anunciada em 2014, foi concluída e já permite o transporte de cerveja.
A canalização com cerca de 3 km, visível num ponto em foi colocada uma tampa transparente no chão, movimenta cerveja a mais de 3500 litros por hora entre a cervejaria De Halve Maan, no centro de Bruges, e uma fábrica de engarrafamento na periferia da cidade.
O projecto custou à volta de 4 milhões de euros e foi financiado via crowdfunding de uma forma bastante inovadora: prometendo aos doadores cerveja gratuita para o resto da vida. Houve mais de 500 doadores.
Bruges é uma cidade medieval, classificada Património Mundial pela Unesco, com um conjunto de ruas estreitas que facilmente se tornam congestionadas pelos quase dois milhões de turistas que a visitam anualmente. O fluxo de turistas tornou o transporte de cerveja em camiões mais lento e mais caro e poderia obrigar a histórica cervejaria a sair do centro da cidade. Foi então que imaginaram esta solução.
Para ajudar a convencer a câmara a aprovar o projecto, foram realçados os benefícios que a retirada dos cerca de 500 camiões/ano das ruas teria em termos de conservação das estradas.
Veja alguns vídeos sobre esta canalização.