Ayinger Celebrator Doppelbock
A Celebrator é uma cerveja aparentemente muito apreciada, com vários prémios e, pelo menos neste momento, uma pontuação 100/100 no RateBeer.
A Celebrator é uma cerveja aparentemente muito apreciada, com vários prémios e, pelo menos neste momento, uma pontuação 100/100 no RateBeer.
Aparência: castanho escuro com tonalidade ligeiramente avermelhada; espuma densa com boa persistência.
Aroma: essencialmente a malte adocicado; malte tipo caramelo e notas de grão torrado.
Na boca: no início há uma sensação/promessa de doce substancial com muito sabor a malte caramelo, mas depressa o amargor entra em acção e abafa quase por completo essa sensação. Esse amargor, que parece vir muito mais do lúpulo do que dos grãos torrefeitos, é constante e prolonga-se até ao final. Termina um pouco mais seca do que seria de esperar pela sensação inicial e com um amargo substancial, especialmente quando a cerveja está mais fria. Depois de subir ligeiramente a temperatura, o amargor diminui, a cerveja torna-se um pouco menos desequilibrada e fica, na minha perspectiva, um pouco mais interessante.
Para uma cerveja com classificação 100/100 no RateBeer, esperava que fosse bem mais do meu agrado. O amargor mais pronunciado e a menor componente adocicada do malte são características que parecem fugir um pouco ao que é tradicional para este estilo e foram exactamente as características que não me convenceram.
Continua a ser uma cerveja interessante e aparentemente muito apreciada, mas já bebi doppelbocks (e variantes do estilo) que me deixaram com muito maior vontade de repetir. Gostos são gostos…