Bacchus Vlaams Oud Bruin
O produtor descreve-a como uma cerveja frutada e floral, com sabor que lembra o vinho e com um azedo tipo vinagre balsâmico, menos pronunciado do que outras cervejas do estilo.
A Oud Bruin (ou old brown, ou castanha antiga/velha) é descrita pelo produtor como uma cerveja frutada e floral, com sabor que lembra o do vinho e com um azedo do tipo do vinagre balsâmico, menos pronunciado do que outras cervejas do estilo. É a cerveja que serviu de base para criar a Bacchus Frambozenbier e a Bacchus Kriekenbier.
Aspecto: cor tipo mogno - acastanhada com nuances vermelhas.
Aroma: malte caramelo, muito levemente frutada e com um azedo subtil.
Na boca: corpo muito leve; carbonatação elevada, como de um vinho espumante; o sabor azedo surge rapidamente e é uma constante que o malte torrado e caramelo tentam contrariar, embora nunca consigam; a comparação do sabor azedo ao do vinagre balsâmico parece-me adequada, no sentido em que tem uma intensidade mais moderada e de características mais suaves.
Não sou apreciador de cervejas azedas e ainda não provei nenhuma que me convertesse, mas, de todas, esta foi sem dúvida a mais tolerável e com algum motivo de interesse. O malte utilizado dá-lhe uma dimensão mais interessante do que outras do estilo que provei e ajuda a diminuir a intensidade do azedo. Por outras palavras, o que eu aprecio mais nesta cerveja é o facto de se afastar um pouco daquilo que é mais característico neste estilo de cervejas.