Butcher's Tears Green Cap
A Green Cap é uma cerveja artesanal da holandesa Butcher’s Cap e alegadamente a pale ale original de Amesterdão.
Não encontrei muita informação sobre a Butcher’s Tears, mas sei que é uma marca artesanal de Amesterdão que começou num brewpup e actualmente está a construir uma unidade de fabrico. Os rótulos e website têm um aspecto bastante minimalista e artístico - um pouco a la Mikkeller - e a marca é muito aberta em relação aos ingredientes utilizados nas cervejas, como se pode observar pelo rótulo e também no site.
A Butcher’s Tears refere-se à Green Cap como sendo a pale ale original de Amesterdão. Não sei dizer se é um facto histórico ou apenas uma afirmação ousada de marketing, mas vou acreditar na palavra deles.
No copo a cerveja é dourada, límpida e cria uma espuma volumosa e muito cremosa.
O lúpulo domina claramente o aroma com uma mistura complexa e agradável.
O sabor também é dominado pelo lúpulo. O amargor é superior ao que eu esperava de uma pale ale. Termina com amargor forte mas limpo e não muito duradouro. É uma cerveja um pouco intensa, sem dúvida. Já bebi IPAs com menor intensidade de lúpulo do que esta Green Cap.
Eu gostei da cerveja, acho que é uma opção agradável para quem aprecia e tolera um pouco mais de amargor mas não gosta de se expor aos exageros de algumas cervejas que por aí andam e que parecem mais interessadas em bater algum tipo de recorde. Não é uma boa opção para quem tem o palato mais sensível ou está pouco habituado ao amargor, o que pude comprovar pela cara que alguns amigos meus fizeram quando provaram esta cerveja comigo 😄.
Leia também sobre a La Condition Humaine, uma cerveja que deriva desta Green Cap.