Butcher's Tears La Condition Humaine

Produzida porBrouwerij Butcher's Tears(Holanda)
Estilo:Pale Ale
Álc/vol:6%

A La Condition Humaine é baseada na Green Cap, a cerveja que documentei na publicação anterior, e foi produzida em homenagem ao artista e fotógrafosueco JH Engström.



Butcher's Tears La Condition Humaine


Fazia todo o sentido provar a La Condition Humaine depois da Green Cap, a cerveja da publicação anterior. Digo isso porque esta é na realidade uma Green Cap mas com um dryhopping de lúpulo da variedade Amarillo. O dryhopping - que pode ser interpretado literalmente como “lupular a seco” (verbo inventado por conveniência) - é uma técnica que envolve a adição de lúpulo após ou durante a fase de fermentação da cerveja. A técnica permite intensificar os aromas e sabores e extrair características mais frescas do ingrediente do que é habitual nas fases anteriores da produção da cerveja.

A cerveja foi produzida a propósito da exibição Close Surrounding do fotógrafo/artista sueco JH Engström, exposta no Foam Museum. A marca considera-a uma ode líquida ao autor.

Como é óbvio, a Condition Humaine é muito semelhante à Green Cap, por isso a minha descrição terá em conta apenas as diferenças entre ambas e será muito breve.

O aroma é mais cítrico e com presença de lúpulo talvez um pouco superior. Há também uma diferença óbvia no sabor. Apesar da intensidade/proporção do lúpulo parecer semelhante, o lúpulo Amarillo faz-se notar e introduz um sabor mais cítrico que se aproxima mais ao da laranja do que do limão.

Esta cerveja é um bom exemplo de como uma alteração subtil, ou neste caso uma adição, pode dar um twist significativo à cerveja. Não sei dizer se prefiro claramente uma em relaçao à outra, mas experimentá-las em sequência é uma experiência interessante e uma forma de compreender o impacto que pequenas alterações à receitapodem ter.

Leia também sobre a Green Cap, a cerveja-mãe desta La Condition Humaine.



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail