Casais com hábitos de consumo de álcool semelhantes mais propensos a viver mais tempo
Um novo estudo publicado em The Gerontologist conclui que casais que bebem juntos têm geralmente melhores relacionamentos e uma maior expectativa de vida.
De acordo com uma nova pesquisa publicada em The Gerontologist, casais que bebem juntos têm melhores relacionamentos e uma expectativa de vida mais elevada.
Baseado em entrevistas com mais de 4500 casais casados ou que vivem juntos ao longo de 20 anos, o estudo descobriu que casais em que ambos os indivíduos beberam álcool nos últimos três meses eram mais propensos a viverem uma vida mais longa (cerca de três meses) do que casais em que nenhum dos indivíduos bebeu álcool nos últimos meses, ou um indivíduo na relação bebeu álcool enquanto o outro não.
“Não sabemos por que o fato de ambos os parceiros beberem está associado a uma melhor sobrevivência”, disse Dr. Kira Birditt, a autora principal do estudo.
A equipe de pesquisa gostaria de aprofundar o estudo para entender, nas palavras de Birditt: “Como são as suas vidas diárias? Estão a beber juntos? O que fazem quando bebem?”
No entanto, Birditt ofereceu uma linha de raciocínio para sugerir por que as pessoas que bebem com a mesma frequência que o seu cônjuge tendem a ser mais felizes.
“Casais que bebem juntos tendem a ter uma melhor qualidade de relacionamento, e pode ser porque aumenta a intimidade”, ela propôs.
Ela qualificou os resultados dizendo: “Comportamentos que são bons para o casamento não são necessariamente bons para a saúde.”
“Estudos futuros devem avaliar as implicações dos padrões de consumo de álcool do casal para a qualidade conjugal diária e os resultados diários de saúde física,” disse Birditt.
As entrevistas ocorreram a cada dois anos com casais de 50 anos ou mais como parte de um estudo mais amplo sobre Saúde e Aposentadoria.