Cerveja é tão eficaz quanto a água na reidratação após exercício, diz estudo
Médicos espanhóis encontram benefícios no consumo moderado da bebida, ‘dentro de um padrão de alimentação saudável’.
Ao contrário do que maioria das pessoas possam pensar, consumir cerveja moderadamente após o exercício físico parece ser tão eficiente quanto beber água para reidratar o corpo. A conclusão é de um estudo espanhol apresentado há poucos anos em Bruxelas, na Bélgica, durante o Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde.
Manuel Castillo, da Universidade de Córdoba, queria saber se o hábito de tomar a bebida depois de uma atividade física fazia mal, no entanto “não se encontrou nenhum efeito específico e nenhum negativo que possa ser atribuído à ingestão de cerveja em vez de água”, afirmou o médico.
Para ele, o efeito da cerveja, neste contexto, é exactamente igual ao da água, desde que não haja nenhuma contraindicação especial. A quantidade “moderada” que o estudo recomendou foi de 660 ml, ou duas garrafas de cerveja (das normais, não das “mini”).
Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, explicou que o álcool contido na cerveja “tem certos efeitos positivos”, que se somam a componentes não alcoólicos que também fazem bem à saúde, como os polifenóis.
Segundo ele, o consumo moderado da cerveja “ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças a seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias”. Isso leva à melhora da pressão arterial, baixa o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), entre outros benefícios.
O médico ressaltou também que os benefícios só aparecem “dentro de um padrão de alimentação saudável”.
Estudos como este contribuíram para o surgimento nos últimos anos de marcas de cerveja pensadas especialmente para atletas. Talvez seja um novo nicho de mercado, quem sabe.