Cerveja feita de corno falso de rinoceronte, para ajudar os animais
Para combater a caça ilegal de rinocerontes, uma empresa de biotecnologia pretende inundar o mercado de produtos à base de corno de rinoceronte falso, incluindo cerveja.
A caça ilegal de rinoceronte não pára de aumentar, apesar dos esforços das autoridades. A Pembient, uma startup de biotecnologia, pretende usar uma abordagem diferente a este problema: inundar o mercado de produtos baratos e à base de falsos cornos de rinoceronte.
Comparativamente, os cornos de rinoceronte são mais valiosos do que ouro e cocaína. No mercado negro, onde cornos de África e Ásia são vendidos para utilização na medicina tradicional, eles chegam a atingir o preço de $65000 por quilo. Estima-se que no ano passado foram mortos cerca de 1215 rinocerontes só na África do Sul e neste ano esperam um número ainda superior.
A Pembient está a tentar utilizar biotecnologia para atacar este problema. Utilizando ADN de corno de rinoceronte sintético e uma série de reacções químicas, são capazes de criar cornos falsos que tem a mesma assinatura genética dos cornos verdadeiros.
Os cornos falsos serão utilizados em muitos produtos, inclusive numa cerveja que será produzida em parceria com uma das maiores cervejarias de Pequim e que será lançada no final deste ano. Talvez esta ideia tenha surgido porque muitos acreditam que o corno de rinoceronte tem o poder de curar ressacas e por isso é utilizado na produção de bebidas espirituosas ilegais, em pequena escala.
Se tiver sucesso, esta abordagem poderá vir a ser utilizada para resolver outros problemas semelhantes.