Consumo diário de cerveja pode proteger contra ataques cardíacos
De acordo com uma investigação de cientistas italianos, consumir cerveja diariamente pode ajudar a reduzir significativamente o risco de ataques cardíacos.
De acordo com uma investigação de cientistas italianos do “Instituto Neurológico Mediterrâneo”, beber cerca de duas cervejas de 33 cl por dia, no caso dos homens, e uma, no caso das mulheres, pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco em cerca de 25%.
“A não ser que exista um risco elevado de cancros relacionados com o álcool ou dependência do álcool, não há razão para desencorajar adultos saudáveis, que já sejam consumidores pontuais ou moderados de cerveja, a continuar (o consumo)”, escreveram os investigadores.
No entanto, os investigadores também realçaram que os benefícios para a saúde só são possíveis com consumo moderado e que o consumo em excesso traz prejuízos bem conhecidos para o corpo.
As indicações deste estudo contrastam com recomendações e medidas mais restritivas que têm sido adoptadas em algumas regiões, como no Reino Unido.
O estudo foi publicado no jornal Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases.
São muitos os estudos que ligam o consumo da cerveja a benefícios do sistema cardiovascular e não só. Consulte aqui os que foram publicados no «Cerveja e Tremoço».