Descoberta nova espécie de levedura de cerveja
Investigadores da Universidade de Manchester descobriram uma nova espécie de levedura de cerveja que, devido à sua capacidade de suportar temperaturas mais baixas, é de particular interesse para os produtores de lagers.
Investigadores da Universidade de Manchester, num trabalho feito em colaboração com o NCYC (National Collection of Yeast Cultures), descobriram um novo membro da família de leveduras Saccharomyces, muito próximo das comuns leveduras usadas na produção de cerveja e pão.
Esta levedura tem a particularidade de ter sido encontrada a elevada altitude, a mais de 1000 metros acima do nível do mar, num carvalho em Saint Auban, no sopé dos Alpes franceses. Para sobreviver a esta altitude, a levedura desenvolveu a capacidade de tolerar temperaturas mais frias do que a maioria das outras estirpes conhecidas de Saccharomyces.
A professora Daniela Delneri, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Manchester, disse: “Esta capacidade é do interesse para os cervejeiros, já que as lagers dependem de leveduras que prosperam no frio; também abre a oportunidade de criação de um conjunto de novas leveduras híbridas com características biotecnológicas aperfeiçoadas.”
As leveduras também são de grande interesse para a indústria da biotecnologia que utiliza fermentação. Uma levedura que funciona a temperaturas mais baixas poderá permitir novas aplicações neste campo.
O Dr. Steve James, da NCYC, afirmou que era a primeira levedura desta família a ser descoberta desde 2011 e mostrou-se entusiasmado pelo seu contributo para o enriquecimento da diversidade genética destas leveduras.