Eem / Pampus - Dark Hops
Esta Dark Hops é uma edição limitada de 2014. Resulta de uma colaboração entre duas microcervejarias holandesas e ganhou o prémio de melhor cerveja de Utrecht em 2014. Um aviso para os mais supersticiosos: a cerveja foi produzida numa sexta-feira 13 de lua cheia!
Encontrei esta cerveja numa loja da especialidade em Amesterdão e nunca tinha ouvido falar dela nem dos seus produtores. Na verdade continuo sem saber muito sobre eles, para além de que são duas micro cervejarias. A cerveja é uma edição limitada de 2014 e, segundo o rótulo, foi produzida numa sexta-feira 13 de lua cheia. Ganhou o prémio de melhor cerveja de Utrecht no festival Utrechts Beerbrewers, em Maio de 2014. Gostei do rótulo com o cartoon artístico e dark.
Esta cerveja contém 5 tipos de malte e as seguintes variedades de lúpulo: Hallertaur Perle, Pacific Gem, Bramling Cross e Centennial.
Aspecto: castanho muito escuro, opaca, com uma espuma generosa.
Aroma: café, grão torrado.
Na boca: domínio do grão mais escuro e torrado, com intensidade considerável. Apontamentos de café, chocolate amargo, pão muito torrado. A presença do lúpulo é moderada, sendo mais perceptível no amargor final, em que se mistura com o amargo proveniente dos grãos mais torrados. Deixa na boca um sabor amargo e de grão torrado que persiste.
É rica e intensa. Uma cerveja que rapidamente associamos ao Inverno. Não acho que tenha aroma e sabor a lúpulo suficiente para que eu possa considerar uma IPA. O lúpulo nota-se essencialmente no amargor, por isso não acredito que as 4 variedades de lúpulo sejam fundamentais para o resultado final obtido. Achei a Dark Days decente, apesar de não propriamente memorável. Não deverá ser fácil encontrar um garrafa à venda, mas se encontrar uma, experimente-a. Isto é, se não for supersticioso…