Fuller's Black Cab Stout
Os famosos táxis pretos de Londres servem de mote para esta stout sazonal que a Fuller’s nos apresenta.
Os famosos táxis pretos de Londres servem de mote para esta stout lançada pela Fuller’s em 2011. Com uma imagem forte e elegante, invocando um dos ícones da cidade, a Fuller’s pretende que a cerveja se destaque nos pubs. De momento é uma cerveja sazonal disponibilizada em Novembro e Dezembro. Com 4.2% de álcool na versão barril e 4.5% na versão engarrafada, é mais uma cerveja “de sessão” em que os britânicos são exímios, uma cerveja leve para desfrutar sem grande compromissos, quem sabe num ida ao pub após o trabalho como é tão típico em Londres.
Como seria de esperar, a cerveja tem uma cor preta quase totalmente opaca que contrasta com a espuma de cor branca suja. O aroma é quase completamente dominado por grão torrado e até queimado. Encontrei também algum melaço, como mel de cana.
O sabor é essencialmente resultante do malte, mais concretamente da sua torrefacção que proporciona sabores que lembram o café, algum chocolate amargo e um certo sabor ácido que sugere grão queimado. Há alguma presença de lúpulo, que provavelmente ajudará a equilibrar um pouco o sabor do malte, mas passa quase despercebido perante o amargor proveniente do grão. Apesar da cor poder sugerir o contrário, tem pouco corpo, é quase aguada, mas isso vai de encontro ao que a marca anunciou que pretendia com esta cerveja. Outra característica anunciada e que confirmo é a de ser uma cerveja seca, i.e. com pouco açúcar residual. O _aftertaste _é amargo e duradouro.
Não sendo um especial apreciador de stouts - embora confesse que há certas Stouts/Imperial Stouts que estão lentamente a puxar-me mais para o “lado negro” -, tenho dificuldades em formular algum elogio especial a esta cerveja. Talvez um pouco mais de sabor de malte chocolate e menos a grão torrado/queimado me tivesse deixado com mais vontade de repetir esta Black Cab. Dito isto, também não posso dizer que desgostei e por isso não vou deixar de recomendá-la, especialmente a quem aprecia o estilo.