Grimbergen Dubbel / Double
Cerveja do estilo Dubbel (ou Double) de uma marca histórica de cervejas de abadia belgas, cuja produção terá tido início por volta do ano de 1600.
A Grimbergen é uma marca de cervejas belgas do estilo abadia originalmente produzidas pelos monges Norbertinos da cidade belga de Grimbergen. O rótulo indica o ano 1128, mas esse é o ano de construção da abadia. A produção terá tido início após o ano 1600 e apenas parou devido à revolução francesa.
A produção eventualmente passou para a cervejaria Maes em 1958 (viria a chamar-se Alken-Maes após uma fusão). Actualmente a Alken-Maes e, consequentemente, a marca Grimbergen, fazem parte no grupo Heineken.
No mundo da cerveja são comuns estas fusões e aquisições, muitas vezes pouco documentadas e que passam percebidas pelo consumidor final. Felizmente em muitos casos há o cuidado de preservar a qualidade da cerveja.
Aspecto: muito escura, de cor castanha com nuances vermelhas; límpida; não criou muita espuma e esta desvaneceu relativamente rápido.
Aroma: malte caramelo, um pouco de álcool, um apontamento azedo muito leve, quase imperceptível; ausência total das especiarias características da levedura belga; o aroma tem pouca intensidade mas é agradável.
Na boca: corpo médio e pouca carbonatação; rica em malte; sabor e textura licorosos; malte tipo caramelo; há pouca presença das características normalmente associadas à levedura belga; embora termine com um ligeiro amargor em segundo plano, há sempre um ligeiro dulçor que se mantém desde o momento em que a cerveja entra na boca até engolir; o sabor não sofre alterações bruscas e o álcool está bem camuflado, o que a ajuda a ser fácil de beber.
Esta cerveja tem um sabor mais subtil e uniforme do que a maioria das dubbel que provei. É de realçar também a pouca presença do típico carácter das leveduras belgas (as ditas “especiarias”), o que poderá agradar a quem não gosta de cervejas que realçam muito esses sabores. Gostei da cerveja, é muito agradável e recomendável.