Huvila X-Porter
A X-Porter é uma Baltic Porter finlandesa de fermentação alta - ou seja é uma ale e não uma lager - o que não é muito comum neste estilo.
A Malmgård foca-se na produção biológica e para isso usa os seus 500 hectares de terreno. A sua micro-cervejaria produz cervejas com cevada doméstica, cereais produzidos nos seus campos, água de nascente do seu poço e electricidade produzida através da sua central hidroeléctrica. Parece um sítio muito interessante para visitar…
A X-Porter é uma Baltic Porter de fermentação alta - ou seja é uma ale e não uma lager - o que não é comum neste estilo. Aliás, todas as cervejas da Malmgård são ales.
Aparência: Muito escura, quase preta. Espuma cremosa, castanha.
Aroma: A malte, rico e complexo, mas suave, com apontamentos de chocolate e café. Muito agradável.
Na boca: Muito fiel ao aroma. Rico em malte, com sabores torrados, café e chocolate negro. Sabor complexo, envelhecido e levemente adocicado, como num vinho do Porto. Comunhão perfeita entre o amargor, subtilmente ácido, e os sabores torrados. Corpo relativamente leve e carbonatação suave. Termina com amargor moderado, que contrasta com o adocicado inicial. O álcool promove um ligeiro aquecimento na boca, mas não tem um sabor activo. O sabor é rico e complexo, mas com um bom equilíbrio.
Para mim é uma excelente Baltic Porter. É complexa e muito agradável. Ficarei muito atento às outras cervejas desta marca.