Levedura geneticamente modificada pode facilitar produção de drogas ilegais
Os cientistas procuravam uma forma mais barata de produzir morfina, mas a descoberta está a causar preocupação porque poderá facilitar a produção de drogas ilícitas usando métodos e ingredientes semelhantes aos da produção de cerveja caseira.
A descoberta foi feita por Biólogos da Universidade da Califórnia, em Berkley, e foi publicada na revista científica Nature Chemical Biology.
Os cientistas anunciaram ter aberto um caminho para a produção de opiáceos através de levedura geneticamente modificada, mas temem que a descoberta possa vir a ser utilizada por traficantes de drogas.
O objectivo era encontrar uma forma mais barata de produzir morfina e outras drogas de interesse para a medicina, mas o mesmo método poderá ser utilizado para criar outras drogas usando conhecimentos básicos e um simples kit de cerveja caseira.
No estudo publicado nesta segunda-feira, os cientistas referiram que a levedura modificada consegue transformar o açúcar em reticulina, um percursor da morfina. A reticulina por sua vez pode ser utilizada na produção de morfina sem necessidade de papoilas e ainda codeína, oxicodona, entre outras. Este último processo está bem documentado e é público, daí a preocupação de que este método possa ser utilizado por produtores de drogas proibidas.
Pretende-se agora criar legislação e outros mecanismos que permitam minimizar o uso indevido deste novo conhecimento.