Liefmans Goudenband
A Liefmans Goudenband é produzida através da mistura de cerveja envelhecida e cerveja jovem, num processo que lhe confere uma assinalável complexidade e riqueza.
A Liefmans Goudenband é produzida em tanques abertos e maturada durante quatro a doze meses em caves. É depois misturada com cerveja jovem, o que reinicia o processo de fermentação. É uma cerveja que suporta muito bem o envelhecimento e melhora com os anos.
Aspecto: castanho/rubi escuro, com pouca espuma.
Aroma: malte, frutos vermelhos, ameixa, leve apontamento torrado.
Na boca: Malte adocicado com alguma complexidade, misturado com um distinto sabor ácido típico dos estilos oud bruin (old brown) e relacionados. O sabor é rico e vinoso, com apontamentos de frutos vermelhos, cereja, ameixa. A acidez é muito moderada e é perfeitamente equilibrada pelos restantes sabores. Tem um corpo médio, com carbonatação forte e viva que se assemelha à de um vinho espumante e a torna leve e fácil de beber. Termina relativamente seca, mas sem nenhum destaque - o sabor é bastante uniforme do início ao fim e sempre agradável.
É uma cerveja em que o contraste entre o ácido e o doce, juntamente com os apontamentos ganhos no envelhecimento e a carbonatação viva, tornam-na numa cerveja muito distinta e interessante. Excelente, na minha opinião. Se tolera uma ligeira acidez, experimente.