Lindemans Cassis
A Cassis é feita através de uma base de cerveja lambic onde depois é macerada uma certa quantidade de groselha preta que lhe confere a cor e sabor característicos.
A Cassis é feita através de uma base de cerveja lambic com pelo menos um ano, onde depois é macerada uma certa quantidade de groselha preta que lhe confere a cor e sabor característicos. É frequentemente servida como aperitivo num copo flute, como um vinho espumante.
Aparência: Cor rubi, escura, não totalmente límpida. Espuma cor de rosa, com pouco volume mas persistente.
Aroma: Aroma azedo e ácido, característico da cerveja lambic. Em segundo plano um aroma frutado, levemente adocicado, que estará obviamente relacionado com a groselha preta utilizada na cerveja. Pelo aroma é fácil de perceber que se trata de um lambic, mas creio que seria difícil concluir muito mais do que isso apenas pelo cheiro. É curioso notar que no final, já vazio, o copo fica com um aroma a madeira, provavelmente devido ao carvalho em que a cerveja é, alegadamente, envelhecida.
Na boca: O sabor é como uma batalha entre o ácido azedo característicos do estilo lambic e o sabor doce de uma espécie de xarope de groselha. Ambos os sabores têm uma apreciável intensidade e, embora nunca se anulem, tornam-se mutuamente toleráveis. A cerveja é de facto doce e azeda ao mesmo tempo, mas a combinação resulta muito bem. A carbonatação é moderada e o corpo leve. O lúpulo é imperceptível e o álcool também não se faz notar. Termina com predominância de uma acidez refrescante que excita as glândulas salivares.
Não sou adepto das lambics “puras”, mas confesso que tenho vindo a apreciar algumas destas variantes com fruta. A Cassis entra no grupo das que considero interessantes e que não tenho qualquer problema em repetir um dia destes.