Maisel & Friends Marc's Chocolate Bock
Marc Goebl, criador desta cerveja, prometeu um fogo de artifício de sabores e aromas e não estava a brincar em relação a isso. Para mim é verdadeiramente excepcional.
Os “amigos” (friends) de Maisel & Friends são Stefan Sattran, Jeff Maisel e Marc Goebel. Cada um assinou uma cerveja da marca. O último criou esta Marc’s Chocolate Bock. Ainda não provei as restantes, mas pretendo experimentá-las brevemente.
Embora lhe tenha sido colocado no nome “chocolate bock”, o seu autor refere que é a uma interpretação de uma Irish Stout. No RateBeer, por exemplo, consideram-na uma Dunkler Bock. Esta incerteza de estilo faz sentido depois de lermos a filosofia da Maisel & Friends. A marca opta por não ser necessariamente fiel aos estilos e em vez disso reinterpretá-los e dar-lhes algo de novo, apesar respeitarem à mesma a “lei da pureza alemã” da produção de cerveja e apenas utilizarem os ingredientes básicos.
Tem uma coloração muito escura, uma espuma densa e com alguma duração.
O aroma é muito especial: chocolate escuro, grão torrado, algum café, caramelo. Um aroma doce e muito, muito agradável.
Na boca é realmente um fogo de artifício de sabores, como o autor afirma: chocolate escuro; caramelo; algum café; frutos vermelhos e escuros; levemente adocicada; pouco amargor e também presença reduzida do álcool. Sem dúvida uma das melhores cervejas que já provei com estas características.
Gostei tanto desta cerveja que já tratei de adquirir mais. Achei-a verdadeiramente excepcional. Ficaria perfeitamente feliz se me servissem esta cerveja no final de um jantar em vez da sobremesa.
É óbvio que vou recomendar esta cerveja. Poderá não ser das mais disponíveis no mercado, mas se tiver oportunidade não deixe de a provar. Se for uma aquelas raras pessoas que não gosta de chocolate e dos outros sabores que apontei, há uma pequena possibilidade de não gostar desta cerveja, por isso em vez de a desperdiçar pode enviá-la para mim :-) .