Mikkeler + Bedow Wild Winter Ale
A Wild Winter Ale resulta da colaboração entre a Mikkeller e a Bedow, um estúdio de design sueco que tratou da imagem de uma série de cervejas da Mikkeller, em que esta se inclui.
Esta cerveja resulta da cooperação entre a cervejaria Mikkeller e a Bedow, um estúdio de design sueco que tratou do design do rótulo de uma série especial de cervejas da Mikkeller, em que se inclui esta Wild Winter Ale.
Mas a Bedow não se limitou a inventar os simples desenhos de flores e árvores dos rótulos destas cervejas. Utilizou também papel um sensível à temperatura que mostra mais flores/folhas quando a cerveja aquece e esconde-as parcialmente quando arrefece. Este design valeu-lhe um prémio de design na Suécia. Infelizmente, parece que a minha garrafa não foi contemplada com esse tipo de papel, ou então o papel perdeu essa capacidade.
A Winter Ale tem a particularidade de conter brettanomyces, um género de levedura diferente da comummente utilizada na cerveja, que contribui com certos aromas e sabores característicos.
Aspecto: cor de cobre, alaranjada; uma boa presença de gás que dá origem a bolhas pequenas e enérgicas; espuma inicialmente volumosa, mas dissipa-se rápido.
Aroma: malte; frutado; alguns apontamentos ácidos, tipo limão, típicos de leveduras selvagens.
Na boca: uma boa presença de gás; o malte contribui com um corpo agradável, mas o lúpulo não deixa o seu sabor sobressair em demasia; o amargor do lúpulo mistura-se com algumas nuances amargas e ácidas típicas de brettanomyces; o seu sabor, um misto de frutado e amargo, lembra-me o da toranja.
O contributo dos brettanomyces é comedido, mas agradável e combina bem com esta cerveja, que não tem sabores extremos e é leve e fácil de beber. Embora não a tenha achado particularmente marcante, a Wild Winter Ale é interessante e voltaria a bebê-la com prazer.