Moeder Overste
A Moeder Overste - ou “Madre Superiora”, em português - é produzida pela Lefèbvre, uma cervejaria familiar e independente com origem em 1876.
A Lefèbvre é uma cervejaria familiar e independente que existe desde 1876 em Quenast, na Bélgica. Actualmente é dirigida pela quinta e sexta gerações que vão fazendo os ajustes necessários para garantir que a evolução tecnológica não compromete a herança e tradição.
Moeder Overste significa “Madre Superiora”, o que explica a personagem no rótulo da garrafa.
Aspecto: Dourada, não filtrada, com pouca espuma, mas persistente.
Aroma: Malte, levemente doce, com apontamentos de especiarias (levedura belga).
Na boca: O sabor segue o aroma - algum malte, que começa por ser ligeiramente doce, mas apenas até o amargor entrar em acção. Há apontamentos de especiarias associáveis à levedura belga. O amargor, tal como o malte, nunca é intenso e o álcool também não é muito óbvio. Termina seca e com algum amargor. Surpreendentemente fácil de beber para o estilo.
Não é uma cerveja com uma grande dimensão de sabor, mas é agradável. É bastante fácil de beber, o que não é muito normal para uma tripel. Há blondes belgas que parecem mais “pesadas” ou intensas do que esta cerveja. Apesar de não ser provavelmente a melhor interpretação do estilo (o que na realidade pouco me importa), é bastante agradável e fácil de beber.