Moinette Blonde
A Moinnette Blonde, que até 1980 era conhecida por Abbaye de la Moinette, foi criada em 1955 e é considerada a cerveja de referência da Dupont no mercado belga.
A Moinnette Blonde, que até 1980 era conhecida por Abbaye de la Moinette, foi criada em 1955 e é considerada a cerveja de referência da Dupont no mercado belga. O seu nome deriva de moëne, que significa pântano em francês antigo, porque durante séculos a zona onde se encontrava a cervejaria foi muito pantanosa.
Aspecto: cor amarela, turva, sem brilho; notam-se algumas impurezas a flutuar, consequência da levedura adicionada para ajudar na refermentação em garrafa; formou-se pouca espuma e com pouca persistência, o que não é normal nesta cerveja.
Aroma: levedura; especiarias, um pouco de cravinho e apontamento de banana; ligeiramente frutada; malte doce; um aroma fresco e vivo.
Na boca: corpo médio; malte ligeiramente doce; especiarias; uma carbonatação leve mas que se faz sentir picando na língua; o sabor a álcool é notório e surge quase imediatamente; começa ligeiramente doce, mas termina mais seca e com um amargor tipo casca de limão que lhe confere um toque refrescante; deliciosa, especialmente quando mais fresca (apesar da Dupont recomendar bebê-la a 12ºC); à medida que aquece, o álcool torna-se ainda mais evidente do que os restantes sabores e perde-se um pouco do equilíbrio, na minha opinião.
A combinação de sabores da Moinette é muito interessante e torna-a uma cerveja muito agradável e memorável. Não é de estranhar que seja uma das principais referências da Dupont.