Número de cervejarias nos EUA ultrapassa finalmente o máximo histórico
Foi finalmente ultrapassado o máximo histórico que datava de, imagine-se, 1873.
A Brewers Association - associação sem fins lucrativos dedicada a produtores de cerveja pequenos e independentes - anunciou que no final de Novembro o número de cervejarias nos Estados Unidos atingiu o número recorde de 4144, ultrapassando finalmente o valor histórico de 4131 cervejarias, que tinha sido alcançado no ano 1873.
É uma estatística que poderá surpreender muitas pessoas, mas a verdade é que apesar do crescimento incrível do número de cervejarias artesanais nos últimos anos, em 1873 havia um número impressionante de cervejarias nos Estados Unidos. Ainda é mais impressionante se tivermos em conta que a população na altura era muito inferior. Em 1920, com o início da Proibição, as cervejarias foram sendo dizimadas e apenas nas últimas décadas, com o boom da cerveja artesanal, é que o número voltou a subir e a um ritmo vertiginoso.
No comunicado foram adiantadas as seguintes curiosidades, referentes a este anos de 2015:
- Abrem mais do que duas cervejarias por dia
- Há quinze estados com mais de 100 cervejarias
- India Pale Ale (IPA) continua a ser o estilo mais vendido pelas cervejarias artesanais independentes, e continua em crescimento
- Os dados indicam que o conceito de “produzido localmente” é importante para mais de metade dos consumidores de cerveja artesanal
- Para a maioria dos consumidores de cerveja artesanal, o conhecimento de que uma cerveja é produzida por uma cervejaria pequena e independente é importante na sua decisão de compra.
Reforçaram ainda a importância do conceito de cultura de cerveja localizada ser muito importante para o mercado e o facto de existirem ainda muitas cidades e regiões sem uma cervejaria, apesar de terem uma população suficiente grande para suportá-la.