O custo de produção de cerveja vai aumentar devido à guerra na Ucrânia
Muitos produtores de cerveja antecipam aumentos acentuados dos preços da cevada devido à invasão russa na Ucrânia
Vários analistas vêm alertando desde o iníco da guerra que a Ucrânia está entre os cinco maiores produtores globais de cevada e que a guerra teria impacto em vários produtos que usam cevada como matéria-prima.
O período entre Março e Julho é geralmente responsável por 40-45% das vendas anuais de cerveja, e a cevada é o ingrediente principal usado na cerveja. Segundo relatos, mesmo para cervejeiros que compram cevada localmente, os preços podem subir com o aumento dos preços globais e interrupções no fornecimento.
Ankur Jain, CEO da marca de cerveja indiana Bira 91, disse ao Economic Times que esta guerra colocaria mais pressão de margem no sector. “Os preços da cevada aumentaram significativamente e isso definitivamente afetará os preços globais da cevada no curto e médio prazo. Se as empresas de cerveja serão capazes de reagir rapidamente e aumentar os preços rapidamente, ainda não se sabe e, em alguns casos, isso é determinado pelo governo”, disse Jain.
A empresa de serviços financeiros Motilal Oswal escreveu em um relatório na terça-feira: “Mesmo que as empresas de cerveja tenham um trimestre de sucesso em Junho, algo que perderam nos últimos dois verões consecutivos devido a interrupções na mobilidade da primeira e segunda ondas de Covid, elas podem perder essa recuperação, se as margens forem significativamente afetadas devido à inflação substancial dos custos das matérias-primas. A escalada na crise da Ucrânia pode aumentar os riscos de custo das commodities, particularmente a cevada.”
A United Breweries, detida maioritariamente pela multinacional holandesa Heineken, informou que estava optimista em relação ao trimestre de Junho e vem trabalhando para maximizar a oferta com expectativas de maior demanda, após dois verões sombrios.
De acordo com um porta-voz da United Breweries, a empresa “já está a operar num ambiente de alta inflação… Estamos a trabalhar activamente para mitigar o impacto por meio de uma combinação de produtividade, controle de custos, otimização e aumentos de preços judiciosos para os quais estamos em conversas com os governos.”
Dados da IWSR Drinks Market Analysis mostram que a indústria de cerveja testemunhou um declínio acentuado de 39% para 193 milhões de caixas no ano civil de 2021. As empresas de cerveja previram que a indústria poderia crescer 40%/ano no ano fiscal de 2023 depois de dois verões desastrosos devido às restrições induzidas pelo Covid, e restaurantes, bares e clubes fechados ou operando com restrições limitadas.