O impacto da guerra na Ucrânia na indústria da cerveja
A guerra na Ucrânia teve um impacto negativo significativo em muitas indústrias e mercados. A indústria cervejeira não é uma excepção.
A guerra teve impacto negativo significativo na indústria da cerveja por diversos motivos directos e indirectos, como interrupção das operações, escassez de matérias-primas e instabilidade económica resultante do conflito.
Há muitos constrangimentos que influenciam a subida de custos para a indústria cervejeira, mas os mais óbvios e impactantes serão os que afectam os ingredientes e embalagens.
Ingredientes
A região do Mar Negro é um grande centro de produção de cevada. A produção da Ucrânia e Rússia representava 18% de toda a cevada do mundo e 30% das exportações de cevada a nível mundial.
Com os problemas derivados da guerra, os produtores de malte tiveram de olhar para outros mercados para conseguir manter a sua produção, com todos os custos inerentes a esses constrangimentos.
O trigo, apesar de não ser um cereal tão predominante na produção de cerveja, também é produzido em massa na Ucrânia e por isso o seu custo também aumentou.
A Rússia e Ucrânia eram responsáveis pela exportação de cerca de 28% dos fertilizantes produzidos a partir de de nitrogénio, fósforo e potássio. Com as limitações da produção de fertilizantes e sanções comerciais, o custo de produção mundial de muitos produtos agrícolas subiu. É outro factor que contribui para o aumento de custo do lúpulo e cevada.
Embalagens
A produção de vidro da Europa está atualmente nas mãos de quatro ou cinco grandes empresas, e uma delas tem várias fábricas na Ucrânia. No mínimo essas fábricas terão ficado a operar de uma forma muito limitada, mas é possível que algumas fábricas tenham até sido destruídas.
A escassez de matérias-primas também afetou a produção de vidro. A Ucrânia possui depósitos significativos de areia de alta qualidade, um componente essencial na produção de vidro, no entanto, durante o conflito muitas áreas de mineração ficaram inacessíveis ou enfrentaram interrupções nas operações. Isso levou a uma diminuição na disponibilidade de areia e outros recursos necessários para o fabrico de vidro.
O vidro também teve um aumento de procura a nível mundial, porque muitos produtos voltaram a utilizar vidro em vez do plástico. A produção em massa de vacinas foi outro factor que contribuiu muito para a escassez de vidro, pelo menos durante o pico da produção de vacinas.
Embora haja uma tendência crescente de muitos produtores de cerveja usarem latas em vez de garrafas para a sua cerveja, esses produtores também foram afectados, porque o alumínio também subiu significativamente de preço.
Conclusão
As indústrias enfrentam frequentemente desafios decorrentes de constrangimentos geopolíticos, como guerras, sanções económicas, disputas comerciais e instabilidade política. No entanto, para se manterem competitivas e sustentáveis, as empresas tentam adaptar-se a essas condições adversas. Ainda assim, é difícil imaginar que a curto prazo consigam mitigar completamente o impacto da guerra. Pior do que isso é a convicção de muitos de que os preços da cerveja, tal como de muito outros produtos, poderão nunca voltar aos níveis anteriores à invasão da Ucrânia. Infelizmente, quando há inflação e outros problemas como os actuais, há preços que sobem e não voltam a descer.