Pauwel Kwak

Produzida porBrouwerij Bosteels(Bélgica)
Estilo:Belgian Strong Ale
Álc/vol:8,4%

Diz a lenda que Pawel Kwak terá criado o famoso copo oficial desta cerveja de forma a que pudesse ser pousado nas carruagens durante as viagens.



Pauwel Kwak


A Pawel Kwak - que é suposto pronunciar-se mais ou menos como “pauel cuac” - é uma cerveja belga interessante e famosa. É produzida pela Bosteels, que também é responsável por duas outras cervejas bem conhecidas: a Tripel Karmeliet e a DeuS.

O copo oficial da Kwak é bastante distinto. É alto e a base termina em balão, por isso tem de um suporte de madeira que permite pousá-lo na mesa. Diz a lenda que Pawel Kwak, o dono de uma estalagem e criador desta cerveja, terá criado aquele copo para que os condutores das carruagens pudessem pousá-lo na sua carruagem para beber a cerveja enquanto conduziam. É óbvio que a condução sobre influência do álcool não era considerado um problema em 1791.

 

Aparência: côr âmbar, não filtrada, espuma volumosa e persistente.

Aroma: muito rico em malte, com destaque para malte tipo caramelo, do tipo mais escuro e intenso. É levemente frutado e adocicado, com algumas especiarias, mas muito subtis.

Na boca: Muito fiel ao aroma. É rica em malte, com uma assinalável intensidade de maltes caramelo. Isso faz com que seja relativamente doce no início, mas a presença de amargor e o sabor álcool moderados ajudam a manter o sabor doce dentro dos limites. Tem um corpo médio. A carbonatação é elevada, apesar de não muito efusiva, e proporciona uma agradável textura que funciona bem com as características da cerveja. Termina agridoce, com alguma vantagem para o doce.

A Kwak é rica, complexa e interessante. É ligeiramente doce e com uma presença um pouco mais moderada de amargor e álcool do que outras do estilo, mas em contrapartida torna-se mais fácil apreciar a maior riqueza dos sabores do malte. É uma cerveja bastante conhecida e interessante que vale a pena experimentar.



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail