Siphon Cassandra
A Siphon classifica-a como uma “Oyster Stout” porque são utilizadas conchas de ostras na sua elaboração, no final da fervura.
A Cassandra é uma stout belga que é elaborada com conchas de ostra provenientes no restaurante da cervejaria.
Segundo a Siphon, o propósito da adição de conchas de ostra na elaboração desta cerveja (mais concretamente no final da fervura) é dar um apontamento mineral, salgado, que aumenta a percepção do sabor adocicado a chocolate e alcaçuz.
Aparência
Castanho muito escuro, espuma castanha, semelhante à do café.
Aroma
Café e chocolate negro; adocicado; muito aromático e cativante.
Na boca
Inicialmente adocicada e com sabor a café; amargor a grão torrado e a lúpulo, com alguma intensidade, que se pronlonga após engolir. O sabor não se limita ao típico café e grão torrado e tem umas nuances interessantes que lembram as de alguns chocolates negros. Não identifico nenhum sabor invulgar que possa ser associado às conchas de ostra, o que não significa que estas não tenham contribuído com algum sal que ajude a realçar os restantes sabores, conforme era o objectivo do produtor. Tem um corpo médio e carbonatação suave. O final é relativamente seco e com amargor torrado.
Impressões finais
É uma stout bastante interessante. É muito rica, quer em termos do sabor tipo café, como no amargor em geral, mas sem nunca desequilibrar demasiado a cerveja. Tem alguma complexidade, por isso está longe de ser uma stout monótona. Tem o adocicado inicial suficiente para convidar ao gole seguinte e é suficientemente seca no final para que não se torne enjoativa ou demasiado intensa.