Strength in Numbers: a nova candidata a cerveja mais forte do mundo
Esta cerveja, com 57.8% de álcool/volume, é uma colaboração entre a escocesa BrewDog e a alemã Schorschbräu e surge após mais de uma década de competição entre ambas pelo título de “cerveja mais forte do mundo”.
A BrewDog é famosa pelas suas manobras de marketing ousadas e por vezes polémicas. Esta competição com a Schorschbräu foi certamente algo que beneficiou ambas as cervejarias e entreteve os fãs.
Em 2009 a BrewDog, na altura com apenas 2 anos de existência, lançou a Tactical Nuclear Penguin, uma cerveja com 32% álc/vol. Foi criada especificamente para destronar a Schorschbräu do título de “cerveja mais forte do mundo”, que detinha devido à sua cerveja Schorschbock com 31% álc/vol. Depois disso a Schorschbräu lançou uma cerveja com 40%, depois a BrewDog respondeu com a cerveja Sink the Bismark, com 41%, de seguida a alemã subiu para 43%, depois a escocesa lançou a End of History com 55% (vendida dentro de esquilos taxidermizados…)… e finalmente, em 2011, a Schorschbräu lançou uma Schorschbock com 57,5%, o que aparentemente fez a BrewDog desistir da competição.
Uma década mais tarde, curiosamente numa altura em que as cervejas de baixo teor alcoólico estão na moda, as duas cervejarias decidiram juntar-se numa colaboração para, juntas, criarem um nova candidata a “cerveja mais forte do mundo”. A nova cerveja é a Strength In Numbers e tem uns impressionantes 57,8% de álc/vol.
This is the story of how we made the strongest beer in the world.
— James Watt (@BrewDogJames) September 17, 2020
The beer is called Strength In Numbers & we made it with Schorschbräu. It weighs in at 57.8% (stronger than whisky!) & is available here: https://t.co/iyZnyYHYdf pic.twitter.com/HMc6Tseg6Z
A cerveja foi colocada à venda no passado dia 17 de Setembro, em pequenas garrafas de 40 mililitros, com preço à volta dos 30€ por garrafa. As garrafas esgotaram e menos de 24 horas.
A colaboração
A cerveja foi produzida nas instalações da Schorschbräu na Alemanha. Os escoceses enviaram para lá um barril com a sua cerveja Death or Glory de 26% de álcool, envelhecida em barril de whiskey durante 10 anos. A colaboração deveria ter acontecido presencialmente, mas o COVID-19 obrigou os cervejeiros das duas cervejarias a fazerem parte da colaboração remotamente, por vídeo-conferência.
É a cerveja mais forte do mundo?
Existe ainda um debate sobre se o título de cerveja mais forte do mundo deve pertencer à Strength In Numbers, porque a cerveja Snake Venom, produzida pela Brewmeister, tem 67,5% álcool. No entanto a Snake Venom é produzida com adição de álcool, o que muitos consideram “batota”, enquanto que a colaboração entre a BrewDog e Schorschbräu usa a técnica de produção das cervejas eisbock, uma espécie de destilação através de congelamento. Há ainda os mais conservadores/puristas que dizem que a cerveja mais forte só deve ser julgada pelo teor alcoólico que é possível obter através de fermentação.
A mim pouco me importa para quem vai o título… só me interessa se o sabor é bom 😄
Qual é a sua opinião?
p.s. Se quiser assistir a uma prova desta cerveja, tem aqui um exemplo: https://youtu.be/YjMj8creWSs