Struise Pannepot (10%)
Por volta do ano 1900, a aldeia belga de De Panne era famosa por duas coisas: os “Pannepots - barcos de pesca que podiam ser vistos ao longo da costa - e uma cerveja ale escura muito apreciada pelos pescadores locais.
Por volta do ano 1900, a aldeia belga de De Panne, perto da fronteira francesa, era famosa por duas coisas: os “Pannepots, uns barcos de pesca que podiam ser vistos ao longo da costa, e uma cerveja ale escura que era apreciada pelos pescadores locais. Esta cerveja da Struisse é um tributo a esses pescadores e à sua cerveja.
Esta garrafa de Pannepot data de 2015. Deixei-a “esquecida” num canto da minha garrafeira porque era uma cerveja com alto teor alcoólico (10%) e por isso eu sabia que mais alguns anos não lhe fariam mal, antes pelo contrário. Mas chegou o seu dia.
Aparência: cor castanho escuro, pouca e breve espuma, turva.
Aroma: malte, especiarias e álcool, com nuances complexas de bebida envelhecida.
Na boca: notas de grão torrado/café, caramelo, frutos negros, frutos secos. Tem a variedade riqueza de sabores desejada numa cerveja de teor alcoólico elevado envelhecida; doce e ao mesmo tempo equilibrada, com amargor que se confunde com o travo do álcool. Sabor complexo mas simultaneamente delicado. Termina deixando na boca um amargor tendencialmente ácido.
A Pennepot é muito agradável. É daquelas cervejas que pode e deve ser degustada devagarinho.