Supercomputador ajuda a criar cerveja que 'sabe a alegria'
Um supercomputador da IBM ajudou a criar uma cerveja que ‘sabe a alegria e optimismo’, após analisar milhares de mensagens de redes sociais durante o período de Ano Novo.
Este projecto invulgar aconteceu no Reino Unido e foi liderado pela agência de envolvimento de clientes Havas Helia, que utilizou as capacidades do supercomputador Watson, da IBM, para processar grandes quantidades de dados que permitissem capturar o estado de espírito das pessoas no período de Ano Novo.
Ao analisar a informação das redes sociais, Watson foi capaz de decifrar a maior parte das emoções partilhadas, que se revelaram ser o amor, alegria, felicidade, harmonia, optimismo, resolução e entusiasmo. O computador criou então um perfil de personalidade que capturava o estado de espírito da nação naquele período festivo.
“Nós queríamos usar dados e tecnologia para interpretar algo abstracto como os sentimentos positivos e emoções e transformá-los numa experiência”, explicou Steven Bennet-Daty, director criativo executivo da Havas Helia. “Nós pensámos o que poderia ser melhor do que uma cerveja que nos deixa beber o optimismo do Ano Novo?”.
De seguida, a Havas Helia categorizou 2800 receitas de cervejas existentes de acordo com as emoções mais populares demonstradas através das redes sociais, identificando o top das 10 cervejas que correspondiam melhor às emoções de Novo Ano mais partilhadas e os seus ingredientes mais populares.
Os ingredientes que resultaram deste processamento foram o mel, associado ao amor e alegria, o lúpulo neo-zelandês Nelson Sauvin, representando o optimismo, imaginação e resolução, e o lúpulo alemão Hallertauer, associado a entusiasmo e emoção.
A cerveja que resultou deste projecto chama-se ‘0101’ (número 5, em binário) e foi produzida pela cervejaria High Peak Brew Co. numa edição limitada de 500 garrafas.