’t IJ IPA
Esta India Pale Ale de rótulo ousado é de uma das marcas artesanais mais conhecidas em Amesterdão.

Brouwerij ’t IJ - ou Brouwerij het IJ - é decididamente um nome estranho para quem fala português. Brouwerij, como poderá já ter adivinhado, significa cervejaria. IJ é uma palavra holandesa obsoleta que significa água e é o nome de um lago a noroeste da Holanda.
A cervejaria tem duas localizações. Uma fica em Zeeburgerpad e a outra, a original e mais famosa, fica junto ao Molen de Gooyer, um dos seis moinhos de vento originais de Amesterdão que ainda se mantém de pé e o mais próximo do centro histórico. Lá é possível degustar as cervejas da marca e comer algumas refeições simples e queijos trapistas. Pelo que percebi na minha recente visita à cidade, este é um dos espaços de restauração com cerveja mais barata em Amesterdão. Mais uma boa razão para fazer uma visita.

Molen de Gooyer e Brouwerij ’t IJ (Foto: thatdamguide.com)
Esta IPA é, naturalmente, uma India Pale Ale, um estilo em que todo o protagonismo é entregue ao lúpulo.
Tem uma cor amarela/dourada forte e uma espuma modesta e que não demora muito tempo a desaparecer.
O aroma é muito rico em lúpulo e é especialmente cítrico.
No sabor domina também o lúpulo, como era esperado. Cítrico intenso, foral e maracujá. Encontro o sabor a lúpulo Citra, que conheço bem. O amargor residual na boca é significativo e tem uma duração média, bem tolerável.
Nesta cerveja gostei principalmente dos apontamentos de maracujá e cítricos. O lúpulo Citra tem características interessantes e por vezes destaca-se em relação às outras variedades de lúpulo, o que pode ser positivo ou negativo. É apreciado por muitos, mas há quem não seja fã desta variedade. Uma vez li num fórum alguém a descrevê-la como “urina de gato”.
Se conhece e gosta dos sabores a que me refiro, provavelmente vai gostar de beber esta cerveja. Se não os conhece, pode sempre experimentar e descobrir a sua preferência.