Um vestido feito de cerveja

75 anos depois do nylon ter sido apresentado ao mundo, surge uma tecnologia que transforma cerveja num novo tipo de tecido."



Um vestido feito de cerveja


Exactamente 75 anos depois do nylon ter sido apresentado em Nova Iorque, um vestido de cerveja criado num barracão de Perth, Austrália, fará a sua estreia na EXPO 2015 em Milão.

O vestido é uma criação do cientista criativo australiano Gary Cass e de Donna Franklin, uma designer de moda local.

Foram utilizadas bactérias específicas para fermentar a cerveja. O resultado é um tecido que foi apelidado de celulose microbial e que contém fibras que são quimicamente semelhantes ao algodão.

vestido de cerveja

Este vestido foi baseado num semelhante, feito de vinho, que por sua vez foi inspirado num erro que Cass fez enquanto trabalhava numa vinha nos anos 90. Por acidente permitiu a entrada de oxigénio num reservatório de 10.000 litros de vinho, o que potenciou o desenvolvimento de uma bactéria que desencadeou um processo natural que viria a ser a base para esta nova tecnologia. O resultado desse erro foi uma espécie de tapete enorme que utilizaram para criar vestidos.

Enquanto o vestido de vinho tinha de ser mantido molhado, o de cerveja pode ser utilizado mais facilmente. Segundo o criador, o vestido não tem qualquer cheiro.

vestido de cerveja

O tecido está agora disponível para comercialização e para a industria da moda.

A World EXPO 2015 tem início em Maio, em Milão.

Fonte/imagens: sciencewa.net.au



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail