Urthel Saisonnière
A Urthel Saisonnière é uma cerveja premiada pelo WBA (World Beer Awards) como melhor season pale ale de 2010. Posso já adiantar que sou fã…
A Urthel Saisonnière é uma cerveja premiada pelo WBA (World Beer Awards) como melhor season pale ale de 2010. Se quisermos ter em consideração os estilos clássicos, podemos dizer que é uma espécie de mistura dos estilos saison, pale ale e de trigo. A Urthel considera-a simplesmente uma blonde belga. Mas independentemente do estilo, sou da opinião que esta cerveja demonstra muito bem o carácter belga normalmente presente em cervejas daquele país. É um bom “cartão de visita”.
Aspecto: amarela, clara, turva; espuma pouco presente e com dissipação rápida (o que por acaso contraria o que é habitual nesta cerveja).
Aroma: carácter clássico da levedura belga; apontamentos de frutos e especiarias.
Na boca: a primeira impressão é de que tem um sabor muito limpo, com uma presença subtil dos subprodutos habituais da levedura belga, como cravinho; muito suave na boca; o lúpulo faz-se notar rapidamente e tem um amargor significativo, talvez mais elevado do que habitual nestes estilos, mas é muito limpo e rápido, não chega a ser agressivo; deixa na boca um amargor com alguma intensidade mas ao mesmo tempo delicado, que se faz notar no fundo da boca.
Para mim a Urthel Saisonnière é um exemplo perfeito do que eu gosto numa cerveja com características de sabor tipicamente belgas. É refrescante, muito saborosa, fácil de beber, uma excelente cerveja sem qualquer sombra de dúvida. Recomendadíssima.