Vitamina da cerveja poderá tratar efeitos da quimioterapia
Cientistas acreditam que um suplemento vitamínico poderá diminuir ou mesmo erradicar os sintomas que a quimioterapia provoca.
A quimioterapia ajuda a melhorar as taxas de sobrevivência de doentes oncológicos, mas infelizmente costuma trazer efeitos secundários bastante severos, como danos nos nervos que podem deixar os pacientes sensíveis e com dores durante semanas.
Um grupo de investigadores da Universidade do Iowa sugere agora que uma vitamina encontrada na cerveja e no leite pode erradicar estes efeitos. Essa vitamina seria tomada sob forma de suplemento.
Os investigadores testaram a forma da vitamina B3, nicotinamida ribossídico (NR), em ratos fêmeas que estavam a receber uma droga de quimioterapia usada para combater o cancro e que lhes estava a provocar dores.
Os cientistas engendraram uma forma de avaliar o nível de sensibilidade à dor dos ratos e dessa forma puderam concluir que o suplemento foi eficaz na diminuição da dor.
Segundo reporta o Daily Mail, a autora do estudo, Dra. Marta Hamity, disse: “As nossas descobertas confirmam a teoria de que a NR poderia potencialmente ser usada para prevenir ou mitigar a neuropatia periférica em pacientes com cancro”.